Embalagens fazem 51% dos clientes trocarem de restaurante no delivery

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O grande desafio do momento é desenhar cenários, já que não sabemos por quanto tempo de fato estaremos vivenciando a pandemia do novo CORONA VÍRUS, a extensão do isolamento social, ou até mesmo, o que irá de fato, caracterizar as escolhas dos consumidores e os regulatórios que ditarão regras ao setor de alimentação.

E foi para iluminar estas questões que a Galunion (especialista em foodservice) se aliou ao Instituto Qualibest (instituto de pesquisa) para compreendermos a evolução nos hábitos alimentares durante e após a pandemia de coronavírus, e trazer inspirações para os negócios em alimentação.

Foram entrevistadas 1100 pessoas entre 5 e 7 de maio e foi possível identificar que o maior ponto de atenção é com as embalagens escolhidas pelos restaurantes: 51% disseram que já deixaram de comprar no restaurante por problemas nas embalagens.

Falta de lacre, comida desarrumada ou vazando são alguns dos problemas citados.

Seguem abaixo os principais temas da pesquise em relação as embalagens:

  • 26% concordam totalmente que as embalagens usadas são adequadas para manter a temperatura e textura ideal da comida.
  • 45% diz que sempre chegam numa temperatura aceitável.
  • 55% reaquece a comida de alguma forma.
  • 51% consume na própria embalagem.
  • 17% utiliza a própria embalagem para guardar o que sobrou.

Ao final da pesquisa, perguntou-se o que motivaria o consumidor a comprar mais comida pelo delivery, e as embalagens apareceram nas respostas como um argumento:

  • 25% responderam que gostariam de embalagens de tamanhos maiores para uma família toda, ou que sirvam para várias refeições.
  • 22% responderam que gostariam de receber embalagens com os molhos e temperos favoritos do restaurante preferido.
  • 17% responderam que gostariam de embalagens que possam ser congeladas.

Com esse resumo da pesquisa, como você acredita que estão as suas embalagens? O seu cliente está satisfeito?

Aqui vão algumas dicas para melhorar a experiência do seu cliente:

  • Reforce ações que ajudem a cortesia do entregador.
  • Invista nas embalagens lacradas, higiênicas e que mantenham a temperatura e crocância da comida.
  • Utilize embalagens que valorize o seu produto, pense no mesmo carinho que você prepara o prato e apresentação no seu restaurante, também deve estar na residência do seu cliente.
  • Cuide para que o processo da entrega garanta a integridade da embalagem (falta de lacre, comida desarrumada, vazando).
  • Mantenha instruções de reaquecimento e utilização da embalagem para atender melhor seu consumidor.
  • O consumidor valoriza a comunicação, deixe além do “mimo” alguma forma que ele realmente possa se comunicar com você, um QR Code ou telefone.
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